segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ceticismando


Esses meus últimos 2 anos de vida me proporcionaram um conhecimento bastante interessante. Meu interesse pela psicologia, neurociência, filosofia e claramente pelo comportamento humano, trouxe um novo contexto para minha observação, mas também um visível (e inevitável, claro) desprezo em meu círculo afetivo, talvez pelo fato do meu ceticismo ter, finalmente, tomado grande força dentro de mim e que, provavelmente, muitas pessoas que antes se entusiasmassem com minhas reflexões, agora estão, literalmente, com o pé atrás. 

De um certo modo, esse desprezo me inquieta, mas como toda ação gera uma reação, tenho consciência de que não nasci para agradar ninguém. E isso, para mim, não é motivo para tristezas, rancor ou qualquer reação melancólica, visto que tudo adquirido até o momento me serviu de conhecimento e inspiração. Não querendo tirar minhas responsabilidades sobre a vida (nem o peso), mas é fato que ainda sou um pequeno conhecedor das coisas mundanas e devo aprender tudo com muita calma, clareza e atenção, no meu devido tempo e no meu devido lugar.

Embora o autoconhecimento seja minha crença fundamental, não deixo (e nem deixei) de acreditar em muitas coisas. Porém, inevitavelmente, cheguei a conclusão (não tão recentemente) de que todos nós precisamos entender nossas intenções com o que buscamos, por nós mesmos. Precisamos, ao meu ver, desconstruirmos tudo aquilo que acreditamos e que tanto colocamos como importante. Que fique bem evidente essa minha abordagem: não é imposição, mas sim, reflexão. Então enfatizo essas minhas colocações como uma forma de expressão com mais claridade o que tento ser ou busco ser diante da existência.

Quando me deparo com equívocos, quando percebo que minha visão está distorcida - sejam lá os motivos que me levem a isso - inevitavelmente, procuro desconstruir e reconstruir tudo o que aprendi e o que foi me ensinado até então - ou aprendi empiricamente. Não nego, nem desprezo qualquer fonte de conhecimento colocada diante de mim, mas é inevitável que tudo não passe pelo filtro de minha essência, então, assim como todo ser humano, concordarei e descordarei. De qualquer forma, procuro sempre amadurecer e me aperfeiçoar nesse sentido pra que qualquer forma de conhecimento não passe em branco.

Que cada indivíduo adquira (ou reative) sua capacidade de pensar por si mesmo, e que suas crenças lhe proporcionem esclarecimento e amadurecimento diante da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário